Conceito Do Transtorno De Personalidade Borderline Segundo DSM V
VALDÊNIA BATISTA LOPES. PSICOLOGIA NA.
Transtorno de personalidade Borderline
Profa. Selenia Gomes
Fortaleza- Ceará
2014
INTRODUÇÃO
Esse trabalho analisa o Transtorno de Personalidade Boderline, destacando o seu conceito de acordo com o DSM-V (Manual diagnostico e estatístico de transtornos mentais), epidemiologia, quadro clinico, diagnostico, alterações neurofisiológicas (fisiopatologia), tratamento, e como a psicologia aborda.
Segundo Ana Beatriz Babosa Silva autora do livro ‘’ corações descontrolados’’ o termo boderline, faz alusão a ‘’ linha da borda’’, a condição emocional ‘’fronteiriça’’ entre a neurose e a psicose, também conhecido como transtorno de personalidade limítrofe.
REVISÃO DE LITERATURA
Conceito do Transtorno de Personalidade Borderline segundo DSM V
Um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:
1. Esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginário. (nota: Não incluir comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo Critério 5.)
2. Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização.
3. Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo.
4. Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas (p. ex., gastos, sexo, abuso de substância, direção irresponsável, compulsão alimentar.). (Nota: Não incluir comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo critério 5.)
5. Recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento automutilante.
6. Instabilidade afetiva devido a uma