O gerenciamento das partes interessadas fundamental para o sucesso ou fracasso de um projeto
O gerenciamento das partes interessadas é fundamental para o sucesso ou fracasso de um projeto. Uma abordagem sólida e estruturada para o gerenciamento das partes interessada vai aumentar significativamente a probabilidade de sucesso do projeto, reduzindo e eliminando barreiras não técnicas e obstáculos. A equipe principal é uma ferramenta eficaz para atingir esse objetivo.
O que poderia dar errado?
O Projeto XYZ foi patrocinado e planejado pelos líderes de negócios de uma empresa de serviços financeiros. O gerente do projeto desenvolveu um plano de gerenciamento das partes Interessadas que identifica as principais partes interessadas em todo o negócio, bem como os planos para comunicar o status do projeto a todas elas. A equipe do projeto inicia o desenvolvimento e mantém o progresso de acordo com o cronograma criado pelo gerente do projeto. As coisas estão indo bem, mas o gerente do projeto descobre que gastou uma grande quantidade de tempo solicitando a cooperação da equipe de vendas, enquanto esta prepara para a migração do cliente que deve ser feita como parte da nova versão do produto. Além disso, as equipes de suporte ao cliente deveriam ter preparado o material de treinamento para o novo cliente, mas agora essa atividade está atrasada. O gerente do projeto descobre que outras entregas também não estão sendo cumpridas como prometido originalmente e parece que a data de entrega do projeto pode estar em perigo.
Então, o que está acontecendo aqui e o que isso significa?
Uma visão ampla da situação
Uma empresa bem sucedida é holisticamente melhor considerada como uma entidade única composta por grupos menores de partes interdependentes. Cada uma destas partes é geralmente uma área funcional da empresa, incluindo vendas, marketing, produtos, operações, tecnologia da informação e suporte ao cliente.
Para um negócio ser bem sucedido, esses grupos devem agir em conjunto para criar,