Conceito de texto
Conceito de Texto. Textualidade. A abordagem textual. Coesão e coerência textuais. Estudo da coesão: categorias de procedimentos coesivos. Estudo da coerência textual como princípio de interpretabilidade.
A PRODUÇÃO TEXTUAL: COESÃO E COERÊNCIA
1 CONCEITO DE TEXTO
Atualmente não se aceita uma aula de língua em que o objeto de estudo não seja o texto. Reiterando a afirmação em Antunes (2005, p.39):
tudo deve convergir para ele [texto]: todas as noções, todas as atividades e procedimentos propostos. Não tem sentido aprender noções de pronome, por exemplo, se não se sabe usá-lo em textos, orais ou escritos, e que função ele tem para a coesão e a coerência do que se pretende dizer. Não tem sentido aprender a classificar as conjunções, saber que nomes elas têm, se não se sabe que tipos de relações semânticas elas estabelecem nos pontos do texto onde aparecem.
Desse modo, o texto constitui a essência de qualquer prática, de qualquer exercício, de qualquer plano, uma vez que as pessoas interagem verbalmente por meio de textos.
Mas, afinal, o que é um texto?
• Texto pode ser entendido como manifestação lingüística das idéias de um autor, que serão interpretadas pelo leitor de acordo com seus conhecimentos lingüísticos e culturais; são produzidos nas mais diversas linguagens, assim seriam tratados também como textos as produções feitas com as linguagens das artes plásticas, da música, da arquitetura, do cinema, do teatro, entre outras. "Um texto é uma ocorrência lingüística, escrita ou falada de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal. É uma unidade de linguagem em uso." O PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) da Língua Portuguesa acrescenta:
• Para Fiorin o texto “é um todo organizado de sentido, implica afirmar que o sentido de uma parte depende do sentido das outras. No caso dos textos verbais, isso significa que ele não é um amontoado de frases, ou seja, nele as