Conceito de texto
Produção Textual
URUBURETAMA
2013
Conceito de texto
Quando falamos em conceito de texto logo nos vem a idéia de que é um conjunto de frases e que normalmente principia por um título dado e se encerra com um ponto, que pode ser final, de exclamação ou mesmo de interrogação, mas a definição é bem mais ampla.
Pode ser entendido como manifestação linguística das ideias de um autor, que serão interpretadas pelo leitor de acordo com seus conhecimentos linguísticos e culturais. Seu tamanho é variável. Tem que trazer uma mensagem, que pode ser através de uma imagem, uma palavra, um conjunto de frases, etc.
Quando entramos em um hospital e vemos uma placa contendo a palavra silêncio, ou uma imagem de uma pessoa com o dedo nos lábios em sinal de silêncio, imediatamente entendemos a mensagem contida. A placa com a palavra constitui um texto verbal, e a da imagem contém um texto não-verbal.
O texto, seja ele verbal ou não, precisa ser claro, para que o leitor consiga captar a mensagem contida. Por exemplo, o texto a seguir mostra um conjunto de frases que não pode ser considerado um texto, pois não traz uma mensagem e assemelha-se a um aglomerado de frases e palavras soltas, veja:
“O sol é quadrado, azul como a goiaba. No entanto, se você realmente me ama, por que não desata o nó da gravata do cachorro, que voa livre e solto pelo céu de maré alta.”
Neste outro texto, embora as palavras estejam aparentemente, sem relação, numa primeira leitura, é possível dizer, depois de outra leitura mais atenta, que há uma articulação entre elas. Observe:
Circuito Fechado
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo; pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira,