Doenças que afetam os Tecidos...
(Ocorre no tecido conjuntivo ósseo)
A osteoporose é uma condição que significa que seus ossos são fracos, e você está mais propenso a quebrar um osso. “Osteoporose” significa “ossos porosos” e é referida como a “doença dos ossos frágeis”. A osteoporose também é muitas vezes chamada de “doença silenciosa” porque não tem nenhum sintoma até que exista uma fratura óssea.
A osteoporose pode ocorrer em pessoas com idade acima de 50 anos, especialmente mulheres após a menopausa. Caracteriza-se pela diminuição na taxa de formação de tecido ósseo e/ou maior absorção do cálcio do osso já existente. Com isso, formam-se espaços ou poros dentro dos ossos, que se tornam frágeis e quebradiços.
Para evitar ou minimizar os efeitos da osteoporose é importante manter uma alimentação saudável, realizar atividade física orientada, tomar sol em horários adequados e fazer acompanhamento médico.
Nas mulheres, após a menopausa ocorre redução de estrógeno, o hormônio sexual feminino que também tem como função estimular a formação de tecido ósseo. Com essa redução no nível de estrógeno, diminui o estimulo para a produção de tecido ósseo, não havendo reposição que compense o processo natural de absorção óssea no corpo.
O hormônio sexual masculino, a testosterona, também atua estimulando a formação de tecido ósseo. Portanto, uma redução na produção desse hormônio nos homens também pode determinar osteoporose.
Outras condições também podem estar associadas com osteoporose, como diabetes e HIV (AIDS) e receptores de órgãos transplantados e pessoas com algumas doenças respiratórias também podem estar mais em risco – alguns medicamentos, como comprimidos de corticosteroides, antiepilépticos e de mama e câncer de próstata, também aumentam o risco.
Tratamentos para osteoporose são tomados para reduzir o risco de ossos quebrados e estão sendo cada vez mais receitado para pessoas com alto risco de fratura.
Infelizmente, a maioria das drogas usadas para reduzir o risco de