Histologia Animal - Tecido Cartilaginoso
Histologia Animal - Tecido Cartilaginoso
O tecido conjuntivo é dividido em variados tipos de tecidos. Um deles é o tecido cartilaginoso, que é um tecido elástico e flexível, que possui consistência rígida e serve para revestir superfícies de articulações, proteger, dar forma e sustentação aos tecidos moles. Além disso, serve para não dar atrito entre os ossos. No tecido cartilaginoso, não existem vasos sanguíneos, que são tubos por onde o sangue circula, nervos, que são responsáveis pela transmissão de impulsos elétricos nervosos, e vasos linfáticos.
O tecido em questão é composto por células, fibra proteicas, substancia intercelular, e condrina, que é uma substância mucopolissacarídeo com consistência de borracha.
Esse tecido é necessário para fornecer sustentação, amortecer ossos e auxiliar no crescimento ósseo, principalmente após o nascimento na vida intrauterina.
Por exemplo, o tecido cartilaginoso, forma o esqueleto de alguns animais vertebrados, como os cações, tubarões e raias, e é por isso que são chamados, muitas vezes, de peixes cartilaginosos.
Algumas características:
O tecido cartilaginoso não possui vasos sanguíneos, é revestido pelo pericôndrio.
Exceto algumas exceções: cartilagens que revestem as articulações; É desprovido de nervos; É desprovido de vasos linfáticos;
O funcionamento dos condrócitos e crescimento das cartilagens dependem de um balanço hormonal adequado. Síntese de proteoglicanas é acelerada pela tiroxina e testosterona e diminuída pela cortisona, hidrocortisona e estradiol. Aumentando a síntese de condroblastos.
As cartilagens crescem por proliferação dos condrócitos centrais e principalmente por adição de novos à sua superfície.
Quando lesadas as cartilagens não se regeneram bem. A cartilagem que sofre lesão regenera-se com dificuldade e geralmente de modo incompleto (exceto em crianças de pouca idade). No adulto a regeneração se dá pela atividade do pericôndrio.
Matriz sólida, porém apresentando