Analitica
a) Medição de oxigênio e dióxido de carbono no sangue durante um procedimento cirúrgico: * Primeiro é necessário saber quais e quantos são os analitos de interesse. Neste caso o O2 e CO2.
* Qual a ordem de grandeza da concentração do analito.( Se for majoritário, maior que 1%, método clássico. Se for minoritário, menor que 1%, método instrumental (traço e ultratraço)
* É necessário conhecer o analito e o comportamento da amostra, através das suas propriedades físico-químicas, para diminuir possíveis perdas.
* Se há interferentes e efeito de matriz. Se há efeito de matriz você pode usar um agente mascarante, método de saturação, etc.
* Concentração do analito compatível com o método escolhido. Pré-concentração.
* A amostra representa o todo ?
* Tem que saber qual o tipo de amostra, que nesse caso é líquida, a resposta que eu espero (conhecer os valores considerados normais pela literatura e comparar com o método, verificando exatidão e precisão) , o custo benefício do método, a velocidade do método, certificar que a amostra é representativa.
b) Medição rotineira da acidez em amostras de solo. * Conhecer a amostra, de onde ela foi coletada , o analito e suas propriedades. Ver na literatura qual o melhor método ou os melhores que cabem dentro da propriedade.
* Qual é o objetivo de análise ? Quanto da amostra tenho disponível e qual o seu tamanho ?
* Saber se o método é sensível a determinada propriedade, se tem seletividade, o numero de amostras a serem analisadas.
2) Os seguintes dados de calibração foram obtidos por um químico de alimentos que usou a espectrometria de absorção atômica para determinar o teor de ferro em fórmulas lácteas e para bebês. Determine qual é a faixa linear aproximada para esse método? Qual é a sua faixa