Analítica
A química analítica é a ciência que estuda os métodos e princípios químicos para identificar qualitativamente uma solução; isto é, identifica quais são os analitos e quantitativamente; a quantidade desses analitos. Pode-se chegar ao resultado, de duas formas: pela via seca, onde os reagentes e produtos são sólidos e pela via úmida, onde são usados princípios líquidos ou soluções aquosas. A melhor forma para identificação de íons é pela via úmida, utilizando sais, bases e ácidos.
Os cátions do grupo I (Prata, Chumbo e Mercúrio) são formados por íons que formam cloretos insolúveis, por isso são conhecidos como o grupo dos cloretos insolúveis. Podem ser identificadas por reações químicas, formando mudanças de coloração, desprendimentos de gases, absorção e liberação de calor ou até formação de precipitados.
A Prata (Ag) é um metal de transição, sólido, esbranquiçado e brilhante nas condições ambientes. Tem um alto poder redutivo, ou seja, de difícil oxidação e é um bom condutor de eletricidade. O Chumbo (Pb) é um metal, sólido, branco-azulado e muito tóxico na temperatura ambiente. Maleável, e mau condutor de eletricidade, o Chumbo pode ser usado nas construções civis, proteção de raio-x, munição, e etc.
O Mercúrio é também um metal de transição, e na temperatura ambiente apresenta características fortes: líquido, prateado e extremamente tóxico. Pode ser usado em termômetros, barômetros, em materiais de precisão e etc.
A identificação dos íons, da Prata (Nitrato de Prata) e do Chumbo (Nitrato de Chumbo), foi feita na aula prática, porém a do Mercúrio não foi realizada porque é um metal pesado, cancerígeno e perigoso.
Objetivo: Estudar as reações características dos cátions pertencentes ao grupo I da classificação analítica, assim como, através de uma série de reações características dos cátions do