Relatório de química solubilidade
Universidade do Estado de Santa Catarina
UDESC
Relatório de Química
Solubilidade
Ana Carolina Dams
210221103
Química Experimental
Professor Francisco Germano Martins
DQMC
Outubro de 2012
Joinville, Santa Catarina
Experiência 02 – Solubilidade. Realizado no dia 16 de agosto de 2012.
OBJETIVOS
A experiência de solubilidade tem por objetivo fazer com que o aluno aplique os conhecimentos aprendidos em sala e assim saber identificar questões que modificam a solubilidade. Além de também saber efetuar a separação de misturas.
RESUMO
Primeiramente foram feitas seis misturas em tubos de ensaio avaliando quais soluções são miscíveis, imiscíveis e o líquido mais denso. A seguir foi feita a extração que mudou a solução. Para a parte laboratorial de precipitação foi utilizado duas soluções homogêneas foi de passado o conteúdo do primeiro béquer para o segundo, a solução formou cristais que precipitaram. Logo após, foi feita a filtração que separou e mudou a forma dos cristais.
INTRODUÇÃO
A solubilidade é conceituada como relação entre forças intermoleculares do soluto e do solvente. Uma mistura entre duas ou mais substâncias pode ser denominada de solução quando é homogênea. Uma solução é composta de solvente, que é em maior quantidade, e soluto, que é a substância que se dissolve no solvente. As soluções podem ser classificadas em: insaturadas, saturadas e supersaturadas. Quando um soluto se dissolve em um solvente as moléculas do solvente formam estruturas que envolvem as moléculas dos solutos, este processo é chamado de solvatação. A capacidade de se dissolver depende das condições externas, pressão e temperatura, mas também depende de seu caráter, se é polar ou apolar. Semelhante dissolve semelhante, o que nos leva a concluir que solventes polares dissolvem substâncias polares e solventes apolares dissolvem substâncias apolares. Miscibilidade é a propriedade de duas ou mais substâncias líquidas misturarem entre si