Relatorio - química inorgânica: solubilidade, precipitação e preparo de solução
Título: “Química Inorgânica: Solubilidade, precipitação e preparo de solução.” Objetivo: Verificar a solubilidade de alguns compostos em águas. Efetuar uma reação de precipitação e preparar uma solução de NaCl 0,1M.
Introdução:
Química Inorgânica ou química mineral é o ramo da química que estuda os elementos químicos e as substancias da natureza que não possuem o carbono coordenados em cadeias, investigando as suas estruturas, propriedades e a explicação do mecanismo de suas reações e transformações.
Esse grupo é dividido em: ácidos, bases ou hidróxidos, sais e óxidos. A solubilidade é uma propriedade desses compostos, a precipitação é a formação de um solido durante a reação química e preparo de soluções. São algumas exigências antes do inicio de uma solução.
Solubilidade ou coeficiente de solubilidade é a quantidade máxima que uma substancia pode dissolver-se num liquido. Pode-se expressar em mols por litro, em gramas por litro, ou em porcentagem de solido por solvente, também é possível entender o conceito de solubilidade para solventes sólidos.
A precipitação é a formação de um solido durante a reação química. O solido formado na reação química é chamado de precipitado. Isso pode ocorrer quando a substancia insolúvel, o precipitado, é formado na solução devido a reação química ou quando a solução foi supersaturada por um composto.
A química em soluções é amplamente utilizada nas mais diversas áreas. Nesse sentido, o conhecimento sobre o preparo de soluções tem fundamental importância tendo em vista que grande parte das reações realmente ocorre em solução aquosa e não aquosa. Uma solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substancias que podem ser iônicas ou moleculares. A substância em maior quantidade é solvente. As outras substâncias são chamadas de solutos.
Materiais: Tubos de ensaio; Pipeta; Balão volumétrico de 50, 100 e 250Ml; Balança analítica; Funil; Béquer; Bastão de vidro; Conta-gotas; Reagentes: