Administração
Existem fatores de produção primários e secundários. Os primários correspondem aos fatores naturais que existem independentemente da ocorrência de processo produtivo anterior; e os fatores de produção secundários, derivam do processo produtivo realizado por alguma empresa.
Há uma divergência de opiniões entre os economistas quanto ao número de fatores, embora todos concordem com sua a existência. Os autores mais tradicionais os classificam em três, que são: "terra", o "trabalho" e o "capital". Atualmente, costuma-se incluir mais dois fatores: organização empresarial e o conjunto ciência/técnica (pesquisa). Há ainda os que consideram cada insumo, um tipo particular de fator de produção.
De modo geral, os fatores de produção são limitados e, por isso, eles se combinam de forma diferente conforme o local e a situação histórica. Por exemplo, o emprego de máquinas na agricultura moderna diminui o peso específico do trabalho e mesmo da terra como fatores de produção, enquanto aumenta o peso do capital; já na agricultura escravista ou extensiva, o peso maior encontra-se na terra e no trabalho, pois o emprego de instrumentos de produção (máquinas) e adubos é significativamente inferior ao dos dois primeiros fatores. Do mesmo modo, no período manufatureiro, a ênfase maior estava no trabalho, pois os meios de produção empregados eram ainda artesanais, ao contrário do que ocorre com o uso de tecnologia moderna, que minimiza o papel do trabalho no processo produtivo e enfatiza o do