Ciências políticas web aula 7 a 15
Tema: República
Como observamos, o tema é de extrema importância para o estudo da Teoria Geral do Estado.
Pergunta-se: Como o tema foi analisado pelo filósofo Aristóteles? O pensamento aristotélico influenciou outros pensadores, como Montesquieu?
R: Aristóteles pensava as formas de governo em duas espécies, as puras e as impuras. As primeiras seriam Monarquia, Aristocracia e Democracia que após o seu auge evoluiriam para Tirania, Oligarquia e Demagogia respectivamente. O critério adotado por ele seria o do número de pessoas legitimadas no poder. Montesquieu pensava as formas de governo como Monarquia, Aristocracia e Democracia, mas com um diferencial no critério que seriam os valores, honra, virtude e ética de forma respectiva.
Caso Concreto 2
Tema: O pensamento de Maquiavel sobre as Formas de Governo Quais os pontos que você considera de maior importância, no discurso de Maquiavel sobre o tema?
R: Para Maquiavel a melhor forma de governo a ser adotada é a Monarquia Absolutista na qual o monarca tem ilimitados poderes e não se submete a qualquer outro poder, ele não se obriga a cumprir as leis, pois ele as faz e pode quebrá-las com a justificativa de os fins justificarem os meios, pensa ainda que é melhor o monarca ser temido do que amado. Maquiavel foi o primeiro a pensar a República como uma forma contrária, de oposição, à Monarquia.
Web Aula 8 Tema: separação das funções do poder
Caso Concreto
Tema: Separação dos Poderes
Dentro do contexto de uma divisão dos poderes, que papel você considera que deve ser atribuído ao poder executivo?
R: Segundo Motensquiel os três poderes, é atribuído ao executivo; poder de tomar decisões e aplicar leis, cabe ao judiciário a função de julgar limitado pelo legislativo (faz leis e fiscaliza) devendo seguir estreitamente o que sugere as leis civis.
E qual você considera que é a fonte de legitimidade das decisões ou escolhas do Presidente da República?
R. A fonte de legitimidade parte