Eletromecânica
MANUNTENÇÃO SISTEMÁTICA E SISTÊMICA
Professor: Richard
Aluno: Alex Sebastião Ferreira
Venâncio Aires,setembro de 2012.
Manutenção sistemática (periódica)
Atividade em que cada equipamento para, após um período de funcionamento, para que sejam feitas medições, ajustes e, se necessário, troca de peças. A atividade segue um programa preestabelecido a partir de experiência operativa, recomendações do fabricante ou referências externas. Um bom controle de manutenção preventiva sistemática requer registros históricos, devendo ser implantado após algum tempo de funcionamento dos equipamentos, uma vez que normalmente os fabricantes omitem ou desconhecem os pontos falhos de suas linhas de produção.
A manutenção preventiva sistemática é executada em intervalos fixos de tempo de vida, ou seja, é executada de tempos a tempos. De notar que a expectativa mínima do tempo de vida dos componentes é dada pela experiência ou pelo construtor.
É normalmente utilizada nas operações de lubrificação, nas verificações periódicas obrigatórias e na substituição de componentes como custo reduzido.
Vantagens:
* O custo de cada operação de manutenção é predeterminado; * A gestão financeira é simplificada; * As operações e paragens são programadas de acordo com a produção.
Desvantagens:
* O custo de cada operação é elevada devido à periodidade; * Existe maior possibilidade de erro humano, dada a frequência de intervenção; * O custo de mão de obra é elevado, pois, de um modo geral, estas intervenções são realizadas aos fins de semana; * A desmontagem, ainda que superficial, incita à substituição de peças provocadas pela síndrome de precução; * A multiplicidade de operações aumenta o risco de introdução de novas avarias.
Manutenção Sistêmica
A manutenção Sistêmica constitui-se em uma evolução natural da Manutenção Preventiva e implica na existência histórica de registros que vão