Conceito de seleção
2- Adequar pessoas ao cargo e vice-versa ou adequação das competências individuais da pessoa às competências organizacionais desejadas pela empresa.
Eficiência e satisfação da pessoa no cargo ou fornecimento das competências desejadas pela empresa.
3- Está fundamentado em dados e informações baseados na análise e especificações do cargo a ser preenchido.
4- Feita comparação entre características exigidas pelo cargo e as oferecidas pelos candidatos, pode acontecer que vários destes tenham condições aproximadamente equivalentes para serem indicados ao órgão requisitante para ocupar o cargo vago.
5- Modelo de colocação: quando não inclui a categoria de rejeição, nesse modelo há um só candidato e há uma vaga, que deve ser preenchida por aquele candidato, em outros termos o candidato apresentado deve ser admitido sem sofrer nenhuma rejeição.
Modelo de seleção: quando existem vários candidatos e apenas uma vaga, a ser preenchida, cada candidato é comparado com os requisitos exigidos pelo cargo que se pretenda preencher, ocorrendo duas alternativas aprovação ou rejeição.
Modelo de classificação: é a abordagem mais ampla e situacional, em que existem vários candidatos para cada vaga é várias vagas para cada candidato, cada candidato é comparado com os requisitos exigidos pelo cargo que pretende preencher.
6- As informações que o órgão recebe a respeito dos cargos e das competências individuais são transformadas em uma ficha de especificações do cargo ou ficha profissiográfica, que deve conter os atributos psicológicos e físicos necessários ao desempenho satisfatório do ocupante do cargo.
7- Desenvolvimento de critérios, determinação das