Fontes cristãs e não cristãs sobre a Historicidade de Jesus
Bacharel em Teologia
Ronaldo Alves Costa
Fontes cristãs e não cristãs sobre a Historicidade de Jesus
Goiânia, setembro de 2015
" Quem não aprendeu a palavra, pode se esconder atrás de sua própria ignorância. Mas quem já a escutou, e persiste em sua incredulidade, receberá maior dano quanto maior seja a sua sabedoria.”
Clemente de Alexandria
Fontes cristãs e não cristãs sobre a Historicidade de Jesus
Introdução
A existência de Jesus já não é objeto de estudo há algum tempo, afinal a arqueologia e o trabalho da crítica textual já desbancaram os mais céticos a este respeito.
Discute-se ainda se os tais milagres realmente existiram. Deixando de lado a fé e prosseguindo para o julgamento pelos fatos, provas e materiais arqueológicos disponíveis.
É obvio que para nós que procuramos viver dentro do que pregam as sagradas escrituras, isto não é motivo para sequer mostrar preocupação, pois temos ao nosso lado a vivência e a fé voluntária no Cristo ressurreto.
Entretanto, é importante buscar o máximo de conhecimento a este respeito para que estejamos preparados a refutar os céticos e falastrões do que representa, verdadeiramente, a palavra de Deus. A seguir, apresento às principais fontes cristãs e não cristãs da existência de Jesus Cristo, o filho de Deus.
Fontes não cristãs
Ainda que com certo preconceito ou incredulidade acerca da divindade de Jesus, muitos autores, historiadores e autoridades escreveram algumas notas sobre este homem que trouxe questionamentos e mudanças no cenário global. Estes autores não negam a existência do homem-Deus, não negam seus feitos, mas apresentam dificuldades em acreditar no que estava diante dos seus olhos.
1. Mara Bar-Serapion foi um filósofo do século I d.c, morava na província romana da Síria (BERTI, 2011), e com intuito de incentivar o filho à busca pelo conhecimento, em sua carta, cita três grandes sábios, mortos por seu povo e cuja