Resenha fé e realidade
FACULDADE DE TEOLOGIA
CURSO DE TEOLOGIA
RENATO NOGUEIRA LEITE
RESENHA CRÍTICA: COMO ESTUDAR
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2012
Renato nogueira leite
FÉ E REALIDADE
CAPITULO II –O ENTENDIMENTO BÍBLICO DA REALIDADE
Trabalho apresentado ao Prof. Rui de SouzaJosgrilbergcom vista a atividade solicitada [1º. Ano, Período Matutino, do Curso de Bacharel em Teologia da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista] — UniversidadeMetodista de São Paulo.
São Bernardo do Campo — Maio de 2012
INTRODUÇÃO
Após a leitura e estudos em classe desta obra optei por fazer um resumo e estudo paralelo sobre o capitulo II que fala do entendimento bíblico da realidade, com isso tentarei apresentar a importância de conhecermos a história e principalmente a história de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, tenho por objetivo centrar na historicidade de Cristo.
Todo cristão deve buscar na história as origens para a defesa de sua fé, já que o cristianismo é uma religião histórica e apela para os fatos da história como argumento comprobatório de sua veracidade. A apologia, um dos braços da teologia, divide-se em várias categorias, e uma delas é a apologia histórica, da qual se extrai as evidências para provar a singularidade empírica da religião cristã. É de suma importância o cristão conhecer a história de sua religião: os primórdios, as glórias e as vicissitudes pelas quais passou. Sem um conhecimento básico dessa história, muitas doutrinas seriam de difícil compreensão. A igreja é muito mais do que uma instituição religiosa organizada. É a história de um povo salvo por meio do sacrifício de um Deus de amor. É a prova viva da ação divina na história da humanidade: Deus se manifesta e intervém no espaço e no tempo em prol do seu povo peregrino e escolhido. A igreja foi comprada pelo sangue de seu fundador, Jesus Cristo. Construiu sua história em meio às terríveis perseguições imperiais e às abomináveis heresias