Resenha do livro introdução a uma filosofia da religião.
CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA
RESENHA DO LIVRO INTRODUÇÃO A UMA FILOSOFIA DA RELIGIÃO DO AUTOR URBANO ZILLES.
Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de Filosofia da Religião da Faculdade Evangélica Integrada Cantares de Salomão – FEICS, como requisito de avaliação parcial.
Acadêmica: Angela Cristina Campos Pereira.
CUIABÁ/MT
Maio/2012
FACULDADE EVANGÉLICA INTEGRADAS CANTARES DE SALOMÃO- FEICS
DISCIPLINA : FILOSOFIA DA RELIGIÃO
CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA
PROFESSORA: JOSY MARY NOGUEIRA SOUZA
Resenha do Capítulo I – Introdução a uma Filosofia da Religião
Tendo em vista a necessidade do Ser Humano de tentar explicar o absoluto levou, além de outras matérias, também, a filosofia a estudar a religião. A Filosofia de Religião estuda a consciência e a compreensão que o homem faz do absoluto, sendo seu objeto a Religião. Religião, entre várias definições, é onde o homem se enxerga como criado por algo Maior que ele, então a religião trata da revelação que o homem tem do Divino e de suas diversas realidades.
É importante registrar a diferença entre Filosofia da Religião e Teologia, a primeira vai ter como objeto a própria Religião, enquanto a segunda terá como objeto o Divino. A Filosofia da Religião surgiu na antiga Grécia, da constante do homem em perguntar pela vida na totalidade e então formular a questão de Deus, ser supremo e Divino. O Homem Moderno questiona não mais, somente, o Supremo, mas sim a realidade através da razão e na experimentação científica. Passamos a dispensar a causa primeira e em seguida pensaremos o Mundo a partir da posição negativa ou positiva de Deus. Como disciplina a matéria é recente e Kant foi decisivo na sua constituição, hoje, há uma linha de investigação, mas não uma unidade de enfoque. No entanto, podemos colocar que a razão será usada nesta investigação. Kant coloca o homem como ser pensante e ao pensar tem o compromisso com a realidade, neste caso