Teoria geral da administração
CAMPUS SAMAMBAIA
BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
(ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E A TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO)
Thiago de Souza Mendes
090379
Goiânia
01/04/2009
A Administração Científica e a Teoria Clássica da Administração fazem parte do que chamamos de abordagem clássica da administração. Ela surgiu no período da revolução Industrial, basicamente do crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo a troca do empirismo e da improvisação e almejandor um aumento na eficiência e competência das organizações.
A administração Científica.
Foi iniciada no começo do século XX por Frederick W Taylor e tinha como base a ênfase nas tarefas. A idéia inicial era eliminar o desperdício e as perdas sofridas pelas indústrias e aumentar os níveis de produtividade.
Em sua primeira fase Taylor analisou as tarefas de cada operário, decompondo seus movimentos e processos de trabalho para aperfeiçoá-los e racionalizá-los. Neste período ele notou que um operário médio produzia menos que era capaz e que um operário mais produtivo que recebe o mesmo que um menos produtivo acaba se acomodando.
Em sua segunda fase ele conclui que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral para tornar coerente a aplicação de seus princípios na empresa como um todo.
Para Taylor a organização e a Administração devem ser tratadas cientificamente e não empiricamente, a improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência.
Os elementos da administração científica nos padrões de produção são: padronização de máquinas e ferramentas, métodos e rotinas para execução das tarefas e prêmios de produção para incentivar a produtividade.
Gilbreth realizou uma análise do trabalho e do