Resenha - metodologia cientifica
RODOLFO NUNES
resenha: tipos de conhecimentos
Palmas
2013
Rodolfo nunes
resenha: tipos de conhecimentos
Trabalho apresentado como requisito parcial à Metodologia Cientifica, Curso de Administração da Universidade Federal do Tocantins – UFT
Prof. Flavio Augustus da Mota Pacheco
Palmas
2013
Título da resenha: Tipos de Conhecimentos
Subtítulo: Conhecimento Empírico, Científico, Filosófico e Teólogo
Livro: Metodologia Científica 6ª Edição (Amado L. Cervo, Pedro A. Bervian e Roberto Da Silva) – Pearson Prentice Hall, 2007.
INTRODUÇÃO
A resenha apresenta os pontos essenciais dos níveis de conhecimentos: Empírico, Científico, Filosófico e Teólogo e sua definições. Diante dessas considerações é apropriada a concepção pratica e instrumental, que permita ao leitor não apenas a leitura e a consulta periódica, mas também a inserção na comunidade cientifica.
O Conhecimento e Seus Níveis
O homem não age diretamente sobre as coisas. Sempre há um intermediário, um instrumento entre ele e seus atos. Isso também acontece quando ele faz ciência, quando investiga cientificamente. Ora, não é possível fazer um trabalho cientifico sem conhecer os instrumentos. E estes se constituem de uma serie de leis naturais, teorias e conceitos que devem ser claramente distinguidos, de conhecimentos a respeito das atividades cognoscitivas que nem sempre entram na constituição da ciência e de processos metodológicos que deve ser seguidos a fim de se obter resultados de cunho cientifico.
Nossas possibilidades de conhecimento são muito e até, tragicamente, pequenas. Sabemos pouquíssimo, e aquilo que sabemos sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande certeza. A maior parte de nosso conhecimento é provável. Existem certezas absolutas, incondicionais, mas estas são raras (BOCHENSKY, 1961, p. 42).
O que é conhecer? É uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido. No processo de conhecimento, o sujeito