Conceito De Pol Ticas P Blicas
As políticas públicas são fundamentais para as ações do governo para com a sociedade, principalmente no que se refere a beneficiamento dos cidadãos, afrontamento diante calamidades, problemáticas sociais cotidianas e principalmente as demandas da sociedade como um todo, pois essas exigem decisões rápidas, ou até mesmo imediatas.
Considera-se que a área de políticas públicas contou com quatro grandes “pais” fundadores: H. Laswell, H. Simon, C. Lindblom e D. Easton. Laswell (1936) introduz a expressão policy analysis (análise de política pública), ainda nos anos 30, como forma de conciliar conhecimento cientí- fico/acadêmico com a produção empírica dos governos e também como forma de estabelecer o diálogo entre cientistas sociais, grupos de interesse e governo. Não existe uma única, nem melhor, definição sobre o que seja política pública, hoje os estudos são baseados em várias definições, dispostas historicamente por diversos autores. Mead (1995) a define como um campo dentro do estudo da política que analisa o governo à luz de grandes questões públicas e Lynn (1980), como um conjunto de ações do governo que irão produzir efeitos específicos. Peters (1986) segue o mesmo veio: política pública é a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vida dos cidadãos. Mas a definição mais conhecida continua sendo a de Laswell, ou seja, decisões e análises sobre política pública implicam responder às seguintes questões: quem ganha o quê, por quê e que diferença faz.
Ou seja, diante as situações da sociedade, como o governo deve se portar, se existe realmente o diálogo para com a sociedade, no tocante de traçar planejamentos estratégicos efetivos afim de criar ações corretivas diante as várias problemáticas existentes na sociedade.
2. Modelos e Análise de Políticas Públicas
Com o entendimento, e dentro do campo central de políticas públicas, alguns modelos foram criados, de forma a