Conceito de organização e administração
• A organização surgiu da:
- Necessidade da cooperação para maior resultado;
- União de habilidades e conhecimentos;
- Divisão do trabalho e esforço cooperativo. E a ADMINISTRAÇÃO surgiu no século IX após a tomada de consciência das organizações que sentiram a necessidade de conhecimentos e de praticas.
A ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA Efetivou-se da necessidade de estruturação sistemática e organizacional dos conhecimentos e experiências alicerçadas no conhecimento cientifico. A teoria geral da administração recebeu influencia de vários filósofos, que tornaram possível a evolução cientifica nessa área do conhecimento. A administração objetiva é a eficácia e a eficiência.
2 – TEORIAS ADMINISTRATIVAS
Teoria Clássica ou Administração Cientifica. Está fundamentada na divisão cientifica do trabalho, com o fim de alcançar maior rendimento da mão de obra. Características: divisão de trabalho e hierarquia definida, com pessoal especializado. Motivação pelo trabalho em troca monetária. Taylor considera o homem um ser em busca de lucro e que o trabalho deveria ser pago conforme a produção.
• 4 Princípios:
- Sistematização dos métodos;
- Seleção do trabalhador para a função especializada;
- Separação entre o “saber fazer” e o “fazer”;
- Capacitação do trabalhador para as funções especializadas. Fayol, “enfatiza os aspectos organizacionais, sua estrutura e seu funcionamento”. Divide a empresa em 6 funções: técnica, comercial, financeira, segurança, contábil e administrativa.
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS Preocupa-se com o homem no trabalho (aspecto psicológico), e com os grupos (aspecto sociológico). Para Elton Mayo, a produção não depende somente da capacidade física e de maior especialização, mas pela motivação do trabalhador. A teoria considera essencial a comunicação, a liderança e a participação para a produtividade de mão de obra. Características: estrutura informal como incentivo a reuniões