conceitos de Organização e administração
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
AULA 1 – Os Conceitos de Organização e
Administração
Prof.ª Rosangela Alves
Entrar em qualquer lanchonete para comer sanduíche, tomar ônibus ou metrô, comprar roupas em loja, ir ao banco sacar dinheiro ou telefonar para alguém de outra cidade são comportamentos habituais.
E se parássemos para perguntar:
Como surgiram tão diferentes organizações destinadas a fabricar ou prestar serviços?
Daríamos conta de que todas as organizações existem para servir pessoas. 2
CONTEXTUALIZANDO
As organizações – sejam elas empresariais, públicas ou do
Terceiro Setor – são uma realidade no mundo contemporâneo, e quase tudo que acontece no mundo depende delas.
Elas se fazem presentes no nosso dia a dia, uma vez que fornecem os meios para o atendimento das necessidades humanas. No entanto, para alcançarem seus objetivos, as organizações devem ser capazes de utilizar corretamente seus recursos e, para isso, precisam de administração.
3
Mas para que servem as organizações? • Para produzir bens.
• Para prestar serviços à comunidade. • Para cobrar impostos dos contribuintes. • Para proporcionar educação, saúde e segurança.
O que mais?
4
CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO
As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns.
Surgem como resposta à necessidade dos indivíduos de alcançar metas que, isoladamente, não conseguiriam atingir, em virtude da complexidade e da variedade das tarefas inerentes ao trabalho a se efetuar.
5
CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO
Podem ser organizações formais, como no caso de um exército ou de uma empresa, ou informais, como um grupo de amigos que se junta para jogar vôlei na praia.
As organizações formais se caracterizam por possuir regras e regulamentos formalizados por escrito e por estruturas de posições e hierarquia que ordenam as relações entre os indivíduos ou órgão componentes.
6
POR QUE