Conceito de ondas
A retina humana é capaz de perceber as ondas eletromagnéticas de frequências desde aproximadamente 4,3. 1014 Hz. Dentro dessa faixa é chamado espectro visível. Estão todas as cores do arco-íris e mais as infinitas outras cores. Os tons de vermelho aparecem na frequência mais baixa e o violeta nas altas.
Infravermelho
Infravermelho significa “abaixo do vermelho”, esse nome indica a frequência de ondas que o olho humano não pode ver, ou seja, inferior à frequência da luz vermelha. Ele é responsável, por exemplo, pelo aquecimento das pessoas em volta de uma fogueira.
Ultravioleta
O ultravioleta quer dizer “acima do violeta”, o nome indica que a frequência dessas ondas (que o olho humano não pode ver) é superior à frequência da luz violeta. O sol envia a Terra ondas eletromagnético de outras frequências, como o infravermelho e o ultravioleta. Boa parte dessas ondas é absorvida pelo gás ozônio.
Raios X
Os raios X foram descobertos em 1895 por Wilhelm Konrad Röntgen ao trabalhar com um aparelho que produzias descargas elétricas em gases a baixa pressão. Ele também verificou que os raios atravessam os tecidos do corpo de modo desigual. Isso conduziu a uma aplicação na Medicina as radiografias. As repetidas exposições aos raios X oferecem riscos à saúde, por exemplo, aumento de possibilidade de câncer. Aventais de chumbo protegem a passagem desses raios no nosso corpo.
Raios Gama
Os raios gamas são superiores aos raios X e oferecem mais riscos à saúde. Eles são produzidos por alguns materiais radioativos. Nas explosões nucleares, por exemplo, são emitidos milhares de doses desses raios, por isso, são construídas com blindagens que retém esses raios. Esses raios são usados na radioterapia com supervisão de um médico. Ele permite tratar pacientes com câncer em determinados estágios da doença. Nesse caso os raios gama matam células cancerígenas, mas não as células saudáveis.
1. Ondas
Ondas em uma corda
Considere uma corda esticada (um lado preso na