Dijuntores, fusíveis rele
Princípios da Corrente Alternada
TENSÃO ALTERNADA
Uma tensão alternada (CA – corrente alternada) é aquela cujo módulo varia continuamente e cuja polaridade é invertida periodicamente:
Figura 1: Uma forma de onda de tensão ca.
- O eixo zero é uma linha horizontal que passa pelo centro.
- As variações verticais na onda de tensão mostram as variações do módulo. - As tensões acima do eixo horizontal têm polaridade positiva (+).
- As tensões abaixo do eixo horizontal têm polaridade negativa (-).
Uma tensão ca pode ser produzida por um gerador, chamado de alternador. Na Figura 2 apresenta-se a forma básica de um gerador ca.
Figura 2: Uma espira girando num campo magnético produz uma tensão ca.
Texto de apoio ao Trabalho 3-2: Circuito RC – Conceito de desfasamento
1
Práticas de Electrónica
Princípios da Corrente Alternada
A espira condutora gira através do campo magnético e intercepta linhas de força para gerar uma tensão ca induzida através dos seus terminais.
- Uma rotação completa da espira é chamada de ciclo.
Análise da posição da espira em cada quarto de volta durante um ciclo completo: Figura 3: Dois ciclos de tensão alternada gerados pela rotação de uma espira.
Posição A: a espira gira paralelamente ao fluxo magnético e consequentemente não intercepta nenhuma linha de força. A tensão induzida = 0V.
Posição B: a espira intercepta o campo num ângulo de 90º, produzindo uma tensão máxima.
Posição C: o condutor está novamente paralelamente ao campo e não pode interceptar o fluxo, U = 0V.
------------ A onda ca de A a C constitui meio ciclo de rotação -----------Posição D: a espira intercepta o fluxo, gerando novamente uma tensão máxima, mas aqui o fluxo é interceptado no sentido oposto (da esquerda para a direita) ao de B (era da dta. para esq.). Assim a polaridade em D é negativa. ------ Mais um ¼ de volta e a espira retorna à posição A, ponto de partida.
- O ciclo de valores de