O que é Filosofia? - Caio Prado Jr.
A filosofia tem inúmeros conceitos. Alguns afirmam que a filosofia não se resolve e sim estimula a reflexão.
Ela não se resume apenas em indagações, como muitos acham, por isso, esse não se torna o principal e mais importante conceito de filosofia.
A filosofia se desenvolve também como uma filosofia que busca respostas a perguntas, e pode ser considerada literária ou como ciência e conhecimento. Trata assuntos variados que não podem ser ignorados.
A filosofia é uma complementação da Ciência. Em séculos passados, era confundida com ciência.
A filosofia é conhecimento e não pode ser considerada apenas como uma extensão da ciência, pois o progresso da ciência é uma elaboração de conceitos.
A filosofia pode ser considerada uma ciência, pois se não fosse assim considerada não teria razão para existir. Mas se a filosofia fosse idêntica a ciência, não precisaria de filosofia, pois a própria ciência daria conta da tarefa.
A ciência tem como objeto a realidade universal e suas ocorrências. Ciência é conhecimento. Não tem como os separar, pois andam juntos.
A teoria do conhecimento ocupa um lugar secundário da Filosofia. Conhecimento é ciência e conhecimento do conhecimento é filosofia.
A filosofia está dentro do âmbito do conhecimento como objeto. A ciência e o conhecimento têm por objeto os aspectos e ocorrências do Universo e a filosofia é esse conhecimento. Por isso que é conhecimento do conhecimento. Esses objetos trazem confusões.
Temos de um lado o conhecimento direto e imediato das feições e ocorrências da realidade. Do outro lado temos o conhecimento que não se ocupa diretamente com as feições e ocorrências da realidade, mas com o conhecimento dos mesmos. Pensamento ou conhecimento não existem em seus estados puros, mas são constituídos.
Essa esfera subjetiva e objetiva é confusa e é a partir daí que nasce a filosofia que trata de um assunto julgando tratar-se de outro.
A matéria é representada por alguns filósofos como o conhecimento