Conceito de Negociação
Disciplina: Gestão de conflitos
As Características de um conflito
Segundo Fleury o conflito é um acontecimento onde há desacordo de interesses entre indivíduos gerando uma ação/reação. Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbaram a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos.
A melhor maneira para se lidar com um conflito é o gerenciamento, ou seja, um processo de condução do conflito visando a pacificação do mesmo e a conciliação de seus atores.
Quando o foco está apenas no resultado e não no processo, um conflito resolvido pode deixar resíduos suficientes para a criação de novos conflitos, ou mesmo de seu retorno.
O conflito, pode ter tanto efeitos negativos como positivos dependendo do caso, das circunstâncias e do fator motivacional da atividade criadora. Fato é que, grandes mudanças na sociedade surgiram a partir de situações conflituosas, onde após desacordo de opiniões, os atores puderam reavaliar seus valores e pontos vista, buscando novas alternativas. O conflito é necessário para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema, seja social, político ou organizacional.
Os conflitos possuem três tipologias, que são:
Conflitos intrapessoais ocorre quando há uma inconsistência em nossas idéias, atitudes, emoções ou valores. Cada um de nós vive quando está perante motivações que são incompatíveis. O conflito intrapessoal é a situação na qual há pelo menos duas necessidades simultâneas em que a satisfação da primeira implica a insatisfação da segunda, impelindo a ação da pessoa para direções diferentes, acarretando desconforto.
Conflitos interpessoais é o conflito que ocorre entre os indivíduos, amigos, membros da família, casais ou até mesmo estranhos. Podem ser caracterizados como conflitos intragrupais quando ocorrem entre grupamentos idênticos, como duas famílias. Estes ocorrem geralmente quando as pessoas se comunicam diretamente umas com as outras. O conflito