Conceito de negociação
O tema negociação tem sido algo crescente nos dias atuais, muitos autores, tanto no Brasil como no Exterior, tem discutido e dado ênfase a este assunto. Neste contexto, este estudo procurou contribuir para o tema de negociação, de forma a sistematizar as características que compõe as habilidades humanas, técnicas e conceituais do negociador. Utilizando como base o enfoque sistêmico da administração e as variáveis básicas da negociação.
Enfim fazendo uso dessas três variáveis durante o processo de negociação, é provável que obtenha o resultado almejado.
Conceito de Negociação:
O que é negociação?
“Todas as situações existenciais importam em negociação, compromissos e objetivos comuns, tendo por base o processo de conversação. Buscar acordo, trabalhar o consenso, conquistar a cooperação, são condições para a convivência e a efetiva vida social”. (BERG, 1998, pg. 2)
O tema Negociação tem sido um assunto muito discutido. A negociação hoje faz parte do cotidiano. Negociar tornou se um habito. Negocia-se com filhos, com pais, com esposas e maridos.Neste contexto conheceremos a negociação em um enfoque sistêmico.
A Reflexão sobre a Abordagem Sistêmica na negociação.
A Teoria Geral dos Sistemas, também conhecida como TGS, criada em 1950, por vários estudiosos da administração, após receberem varias criticas por ignorarem o relacionamento entre a organização e seu ambiente externo, tem por objetivo tornar este relacionamento mais amplo e melhor.
A Teoria Geral dos Sistemas, define a empresa como um sistema composto por um conjunto de elementos com partes interligadas, influenciando alguns aspectos da administração, ressaltando que cada elemento desse sistema de organização deve alcançar determinadas finalidades pré estabelecidas, sendo a empresa não ‘conduzida’ apenas por fatores internos, ou seja, quem trabalha diretamente na mesma, mas também por fatores externos como clientes e/ou fornecedores que indiretamente participam dessa