Conceito de identidade nas séries iniciais questão racial
Disciplina: História
Ano de ensino: 4º ano
Tema: Ser afrodescendente nos dias atuais. (O respeito pela diversidade étnico cultural e sua valorização).
Objetivos gerais:
Oportunizar aos alunos a construção de uma identidade histórica compreendendo o passado histórico brasileiro.
Construir uma consciência histórica percebendo a relação entre passado e presente podendo compreender a relação entre mudança e permanência.
Objetivos específicos:
• Perceber mudanças e permanências em hábitos culturais relacionados aos negros no Brasil.
• Construir uma identidade positiva entre os alunos afrodescendente, mostrando a todos o valor da cultura de seus ancestrais como protagonistas da nossa história.
• Formar cidadãos capazes de respeitar as diferenças já que vivemos num país composto de imensa diversidade.
• Compreender a forte influencia da cultura africana nos dias atuais,
Conhecimentos prévios: Os alunos devem ter o domínio dos conteúdos conceituais que relacionados aos saberes socialmente construídos sobre a escravidão no Brasil, as aulas são de contextualização do tema no intuito de atender aos objetivos apresentados.
Justificativa: Ensinar a história da resistência negra no Brasil levará o aluno a compreender a importância do negro nas relações históricas do nosso país formando nele a ideia de que a realidade como está foi produzida por uma determinada razão, e mais importante, podem ser alteradas ou conservadas. Para isso é importante que a História seja entendida como o resultado da ação de diferentes grupos, setores ou classes de toda a sociedade. Fazer com que compreenda a forte influencia da cultura africana na cultura brasileira atual como, por exemplo, na língua, religião, música, arte, alimentação. No entanto não é somente por meio da memorização de fatos, datas ou informações detalhadas dos eventos, e dados sobre as circunstâncias nas quais ocorreram. Mas atuando com uma ação pedagógica capaz de transformar