Pedagogia
Lucimar Rosa Dias( Professora, doutoranda pela Faculdade de Educação da USP, Ex- Bolsista Internacional da Fundação Ford, consultora CEERT- Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades)
MERGULHO NAS PROFUNDEZAS DO (NÃO) SABER...
Em 2002, Antônia Lucivânia da Costa Silva( agradeço a Lucivânia que com suas questões propiciou-me mais uma oportunidade de refletir sobre essa temática, a quem dedico esse texto.), aluna de pedagogia, solicitou-me que respondesse a algumas “perguntinhas” sobre racismo e educação, essas fariam parte de atividades de uma disciplina do curso.
As perguntas eram complexas e me proporcionaram pensar na minha experiência como professora, nas experiências de outras professoras que compartilhei, na minha pesquisa de mestrado e em tudo que sei e que não sei sobre essa questão.
Fiz um mergulho profundo durante dias e quase me afoguei procurando respostas definitivas para questões complexas e não totalmente resolvidas, quando fui obrigada a enfrentar as limitações de meus conhecimentos como pesquisadora e estudiosa da área, a aluna queria as respostas para concluir seu trabalho, prometi-lhe que em dois dias as entregaria.Tive que tirar a cabeça fora da água para tomar um pouco de ar e enfrentar as “perguntinhas”. E, quando não se sabe por onde começar, o melhor é, como diz o dito popular “começar pelo começo”, portanto, vamos às perguntas: 1-Como o preconceito racial afeta uma criança? 2-Como um educador das séries iniciais pode abordar o assunto “racismo” em sala de aula tendo alunos negros em sala? 3-Hoje, encontramos várias crianças negras em sala de aula e estas têm atitudes racistas. Como poderemos trabalhar pedagogicamente com essa questão? Como um educador pode abordar o assunto racismo tendo alunos negros em sala de aula? 4-Quais são os maiores problemas enfrentados nas escolas em relação ao racismo? 5-