Madeira plástica
CURSO DE LETRAS
ROSANGELA MACIEL MORAES
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA D’AJUDA NO ESTADO DE SERGIPE
FONÉTICA E FONOLOGIA
ARACAJU
2011
Resumo
Uma língua nunca é falada de maneira uniforme pelos seus usuários, ela está sujeita a muitas variações, estas que não podem ser consideradas erro, mas sim alternâncias de acordo com a região, época, situação, grupo social, etc. Com base nesta afirmação partimos em busca das comprovações, estas que foram coletadas em entrevistas realizadas em Itaporanga D’Ajuda com o intuito de Identificar as variantes lingüísticas dos entrevistados e transcrever foneticamente os sintagmas que mais se destacaram nas falas dos mesmos.
Palavras – Chave: Variantes Linguísticas. Itaporanga D’Ajuda. Fonética.
INTRODUÇÃO
Uma língua nunca é falada de maneira uniforme pelos seus usuários: ela está sujeita a muitas variações, estas que não podem ser consideradas erro, mas sim alternâncias de acordo com a região, época, situação, grupo social, etc. Com base nesta afirmação partimos em busca das comprovações, estas que foram coletadas em entrevistas realizadas em Itaporanga D’Ajuda com o intuito de Identificar as variantes lingüísticas dos entrevistados, observar os processos fonológicos mais ocorrentes e transcrever foneticamente os sintagmas que mais se destacaram nas falas dos mesmos.
O trabalho constitui-se em uma pesquisa de campo realizada no município de Itaporanga D’Ajuda, localizado em Sergipe. Esta pesquisa de campo foi realizada através de entrevistas aos moradores que possuem idade acima de 50 anos e que residem no citado município. A transcrição fonética da maioria das entrevistas, que aconteceram de uma maneira bastante informal para facilitar a espontaneidade do entrevistado, encontra-se no desfecho do trabalho.
O campo empírico trata-se do município de Itaporanga D'Ajuda que surgiu em 28 de março de 1938, da evolução da vila de mesmo nome. Esta havia surgido, por sua vez,