comênio
Na maioria das escolas a prática utilizada para ensinar está beseada na forma tradicional.
É preciso separar os conteúdos das disciplinas das práticas transversais. Em outras palavras, esgotar o conteúdo curricular significa dar fim ao tema, pois este deve estar sempre no olhar do professor como as lentes de óculos, que levam a retomar ou recolocar questões que pareciam esgotadas.
O conteúdo de disciplina não pode ser confundido como o tema transversal. Contudo, todos os temas transversais podem aparecer no espaço de todas as disciplinas.
É importante que o professor tenha um diagnóstico da turma, determinando e organizando o trabalho pedagógico de acordo com as necessidades dela. É também interessante que durante o planejamento anual o professor defina estratégias que permitam trabalhar com todos os temas transversais.
De acordo com os PCN, a avaliação não deve ser vista como um castigo, mas como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a ação educativa.
Capacidades como dialogar, participar e cooperar são conquistas feitas paulatinamente em processos nem sempre lineares e que necessitam ser reafirmados e retomados constantemente .
Uma vez que a comunidade educativa decidiu e definiu no PEE que modelo de educação deseja que seja desenvolvido na escola, e os conteúdos que devem ser tratados para alcançar os objetivos propostos, devem-se distribuir os conteúdos nos diferentes ciclos, buscando uma ordem adequada que implique uma progressão no conhecimento. Isso implica uma sequenciação, temporização e organização que responda à ideia da aprendizagem significativa, quer dizer: com uma sequência lógica, que possa ter conexão com aprendizagens prévias e que estabeça múltiplas relações entre os diferentes conteúdos.