economia politica
a) Concorrência Perfeita: Muitos compradores ante muitos vendedores.
b) Oligopólio: Números reduzidos de vendedores ante muitos compradores.
c) Monopólio: Um só vendedor ante muitos compradores.
O mercado e a concorrência A concorrência é uma forma de organizar os mercados que permite determinar os preços e as quantidades de equilíbrio. A concorrência existente entre um grande número de vendedores (concorrência perfeita) será diferente da que gera um mercado onde concorre um número reduzido de vendedores (oligopólio). Como caso extremo, onde a concorrência é inexistente, destaca-se aquele mercado controlado por um só produtor (monopólio). Os mercados em concorrência imperfeita são aqueles nos quais o produtor ou produtores são suficientemente grandes para ter efeito notável sobre o preço.
A concorrência perfeita Nos mercados de concorrência perfeita, a interação da oferta e da demanda determina o preço. As condições que permitem a existência da concorrência perfeita são:
a) Um número elevado de compradores e vendedores.
b) Os compradores e os vendedores devem ser indiferentes em relação a quem compra ou vende.
c) Todos os compradores e vendedores têm um conhecimento pleno das condições do mercado.
d) Deve haver livre mobilidade de recursos. A concorrência perfeita força as empresas a buscar a minimização dos custos. Força, também, a buscar a eficiência produtiva. No mundo real, não é freqüente acontecer a concorrência perfeita, pois existe forte pressão para destruí-la e implantar preços controlados.
O monopólio O caso extremo da concorrência imperfeita é o monopólio, que acontece quando há apenas um único ofertante. Dessa forma, ele tem poder de fixar