comenio
JAN AMOS COMÊNIO: PENSADOR DA EDUCAÇÃO
CAMPO GRANDE – MS
2013
JAN AMOS COMÊNIO: PENSADOR DA EDUCAÇÃO
f.
CAMPO GRANDE – MS
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESTACANDO DATAS IMPORTANTES DA VIDA DE COMÊNIO..............................4
3. O PENSAR PEDAGOCICO DE COMÊNIO.........................................................................5
4. RUPTURA COM A ESCOLÁSTICA 7
5. CONTEXTO HISTÓRICO DA PRODUÇÃO DA DIDÁTICA DE COMÊNIO 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo dar uma introdução à vida e obra de Jan Amos Comênio, de inicio será demonstrado uma cronologia de sua vida, uma vida, permeada por mudanças constantes, fugas e tragédias pessoais. Apesar disso, ou por isso, o autor citado pensou ativamente nas questões sociais de seu tempo, sendo a educação e os métodos de ensino o alvo primordial de seu pensar transformador. Na seqüência serão abordadas suas principais contribuições para educação, terminando com considerações sobre o que se efetivou realmente de suas idéias.
Palavras Chave: Comênio – pedagogia – educação.
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa apresentar uma breve introdução à vida e obra de comênio Jan Amos (1592-1670): pensador e educador checo, (nosso autor nacseu na Moravia pais hoje conhecido com Repubrica Tcheca). Segundo Piaget (2010, p. 12) é difícil determinar as idéias que norteiam o sistema de pensamento de Comênio há uma imensa quantidade de pontos obscuros, às vezes aparentemente contraditórios da obra desse autor.
É preciso frisar que Comênio, escrevera suas obras em uma época de turbulência, e constantes mudanças. Nosso autor nasceu em plena reforma protestante e talvez inspirado na reforma, que modificou o modelo de seguir a religião cristã, comênio pretendeu