abrir uma pequena fabrica de embalagens marmitex
A indústria brasileira de alimentos vem apresentando, nos últimos anos, um expressivo crescimento. O setor de refeições prontas tem-se desenvolvido bastante e isso se deve, basicamente, à ação dos pequenos negócios, que são responsáveis por uma grande parcela da produção colocada no mercado. A fabricação de embalagens de alumínio, conhecidas vulgarmente por "quentinhas" ou "marmitex", beneficia-se desse desenvolvimento, pois fornece um produto fundamental para essas atividades. A oportunidade de instalação deste tipo de indústria está em regiões ou cidades com grande densidade populacional e com grande concentração de empresas alimentícias que usam embalagens de alumínio. Nesse cenário de rápido crescimento surgiram oportunidades de investimentos ligadas ao setor, mais especificamente às atividades que exploram as chamadas "refeições rápidas" - restaurantes self-service, as lanchonetes com opção para viagem, as cozinhas caseiras que servem refeições, distribuidoras, atacadistas, restaurantes, lanchonetes, bufês, pequenos supermercados, empresas de refeições coletivas, cozinhas industriais, fornecedores de alimentos para viagem, etc.
Matéria-Prima
A matéria-prima é composta de alumínio em duas espessuras: 0,30 mm para a base e 0,25 mm para a tampa. Sua aquisição deve ser cuidadosa, é bom lembrar que o valor negociado para a compra da matéria-prima é um dos fatores que separa, de forma extremamente tênue, o lucro do prejuízo. É que o alumínio, principal matéria-prima usada e que representa 90% dos custos totais de produção é uma commodity cuja cotação varia conforme o mercado internacional.
Equipamentos
As máquinas e quantidades necessárias para a produção sugerida a seguir (96 mil unidades mensais) são as seguintes: 01 Prensa Semi Automática com capacidade para 1.200 unidades/h; 01 cortadeira circular Semi Automática; 01 Guilhotina automática; 01 Mesa da madeira 2,00 x 0,90 m; 02 armários para estocar