Comenio
“A educação é necessária para todos”. (Comênius)
Um dos maiores educadores do século XVII, período entre (1592-1670), Comênius foi o criador da Didática Moderna, a Didática Magma (arte ou técnica de ensinar). Ele concebeu uma teoria humanista e espiritualista da formação do homem. A didática estuda os processos de ensino e aprendizagem. Assim surgiram suas propostas pedagógicas. Entre essas ideias estavam :
O respeito ao estágio de desenvolvimento da criança no processo de aprendizagem.
A construção do conhecimento através da experiência, da observação e da ação e uma educação sem punição mas, com diálogo.
A Necessidade da interdisciplinaridade, da afetividade do educador e de um ambiente escolar arejado,com espaço livre.
Coerência de propósitos educacionais entre família e escola, desenvolvimento do raciocínio lógico e do espírito científico e a formação do homem religioso, social, político, racional, afetivo e moral. O tratado da arte de ensinar tudo a todos, era excelente para instituir em todas as comunidades de qualquer Reino cristão; que toda a juventude de ambos os sexos possa ser formada nos estudos, educada nos bons costumes, instruída em tudo o que diz respeito ao presente e ao futuro, com economia de tempo e de fadiga. Os estudos eram divididos em anos, meses, dias e horas para ter no final um bom resultado. O que a Didática quer é descobrir um método do qual os professores ensinem menos e os estudantes aprendam mais. Nas escolas, haja menos barulho, menos trabalho inútil, e haja mais recolhimento, mais atrativos e mais progresso. No ensino da cristandade, haja menos trevas, menos confusão, e mais luz, mais ordem, mais paz e mais tranquilidade. Propôs um sistema de ensino com direito de todos os homens chegarem ao saber.
São suas propostas:
A educação realista e permanente
Método pedagógico rápido, econômico e sem fadiga
Ensinamento a partir de experiências do dia-a-dia
Conhecimento