case Boticario
O relevante desempenho é consequência dos elevados investimentos em inovação e tecnologia de produtos, aliados a modernização dos processos produtivos com reflexo no aumento da produtividade. Em 2012 o setor de HPPC investiu R$ 13,6 bilhões em Marca, P&D e Ativos, o equivalente a 40% da receita setorial. Apenas P&D correspondeu por 1,8%, enquanto Marca obteve o maior investimento.
No que diz respeito ao desenvolvimento sustentável, são diversos os investimentos em políticas ambientais. Milhões de reais são investidos em programas de gestão de recursos naturais, conservação da natureza e na pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos ecologicamente corretos, como a utilização de “plástico verde” nas embalagens ou no desenvolvimento de comunidades parceiras fornecedoras de ativos e ingredientes naturais.
crescimento de 70% em relação a 2004, com destaque para a concentração na região sudeste, com aproximadamente 1.492 empresas. Dentre elas, apenas 20 empresas dominam 73% do mercado, com faturamento acima de R$ 100 milhões.
Uma relevante característica do setor é a necessidade de capital intensivo, com elevados investimentos em marca, P&D e ativos fixos. A manutenção da competitividade depende da geração maciça de caixa, acesso ao capital e capacidade de distribuição e pontos de venda, de tal modo que a competitividade, nas pequenas indústrias, fica restrita a atuações de nicho.
Neste cenário, alternativas para o crescimento da pequena e média empresa ficam restritas à inovação de produtos e