Comércio e moeda
A distribuição é a atividade que estabelece a ligação entre a produção e o consumo, abrangendo o conjunto de operações que fazem deslocar os produtos desde a fase inicial da sua produção até ao consumidor.
A distribuição engloba a logística (armazenagem e transporte) e o comércio, duas atividades completares que aumentam a utilidade dos bens, na medida em que os disponibilizam de forma prática aos seus consumidores. Os consumidores conseguem assim encontrar as quantidades de bens de que necessitam em locais próximos de si.
O comércio
O comércio é atividade intermediária de troca que ajuda os produtores a escoarem os seus produtos, permitindo que os consumidores tenham acesso aos bens aos bens que desejam.
Os intermediários dos circuitos de distribuição podem ser grossistas (armazenistas) ou retalhistas:
Grossitas: contacta diretamente com o produtor e compra grandes quantidades de bens, que são armazenados para posteriormente serem revendidos em quantidades menores;
Retalhistas: adquire os produtos juntos do grossista, oferecendo-os aos consumidores finais nos locais e nas quantidades de que estes necessitam.
O caminho que os bens percorrem, desde o produtor até ao consumidor final, pode ser mais ou menos extenso, de acordo com o nº de intermediários que intervêm no processo, podendo classificar-se em circuito ultracurto, curto e longo.
Circuito ultracurto: estabelece-se uma ligação direta entre o produtor e o consumidor final, não havendo qualquer intermediário no processo de distribuição.
PRODUTOR CONSUMIDOR
Circuito curto: o nº de intermediários entre os entre o produtor e o consumidor se reduz apenas ao retalhista, assumindo este a função de grossista.
PRODUTOR RETALHISTA CONSUMIDOR
Circuito longo: intervêm