Comércio e moeda - Economia A
Distribuição
Atividade intermediária entre produtores e consumidores.
A distribuição é uma atividade económica que serve de elo entre a produção e o consumo. Comporta, fundamentalmente, duas atividades que asseguram a colocação de bens e serviços à disposição dos compradores – o transporte e o comércio. É a atividade transportadora que traz os produtos dos centros produtores aos centros de consumo e são os agentes comerciais que se encarregam de pôr aqueles produtos à disposição dos consumidores.
Na sua atividade de intermediário, o distribuidor está sujeito às escolhas do consumidor e , por outro lado, o distribuidor tem de responder à exigências do produtor, tendo assim de compatibilizar os interesses de produtores e consumidores.
Deste modo, pode dizer-se que a distribuição tem um papel de ajustamento entre a oferta e a procura.
Métodos de distribuição
Consoante o tipo de produtos que distribui, o grau de implantação e de cobertura que deseja alcançar e concorrência existente, o comerciante pode utilizar diversos métodos de distribuição:
Venda direta
Venda à distância
Na loja
Porta a porta
Ambulante
Por correspondência
Por catálogo
Comércio eletrónico
Venda direta
Neste método de distribuição, o comerciante vende os seus produtos ou presta os seus serviços diretamente ao cliente, estando, assim, em contacto com o consumidor. Para o efeito, o comerciante usa a loja como local de venda onde o consumidor se dirige para adquirir os produtos que lhe interessa. É o caso da mercearia, da sapataria, do café ou da farmácia.
A venda direta também pode realizar-se sem loja, utilizando para o efeito outras modalidades, como a venda ambulante nas ruas ou em feiras e a venda porta-a-porta, em que o comerciante se desloca ao domicílio do consumidor.
Venda à distância
Neste método não há contacto direto, físico, entre vendedor e comprador, sendo as vendas normalmente realizadas através da via postal, assumindo as