economia
A finalidade objetiva do comércio é a aproximação entre ofertantes e adquirentes.
*Forneça o conceito jurídico de comerciante e enumere os requisitos do comércio?
Comerciante é aquela pessoa que pratica, habitualmente, atos de comércio com a finalidade de lucro. Uma atividade regular e continuada de mediação, constitui um dos requisitos do instituto; o outro será a finalidade de lucro.
*O comércio é ato econômico ou também ato jurídico?
O comércio é não apenas um ato econômico de mediação entre a produção e o consumo, com a intenção de lucro, mas também um ato jurídico.
*Quais as espécies de comércio conforme o critério geográfico? Sob o aspecto geográfico, o comércio pode ser local, municipal, estadual ou interestadual, nacional e mundial.
*Qual o conceito de ação comercial?
A liberdade de escolha e de ação para comprar onde os preços sejam mais baixos, revendendo-os onde os preços lhe sejam mais vantajosos denomina-se ação comercial. Ou seja, ação comercial é a liberdade ampla de comprar e vender.
*No que se diferencia a especulação do comércio?
Segundo Rambaud, o comércio é a prática profissional de comprar para revender, com o fim de tirar vantagem da diferença entre o preço de compra e o de revenda, quaisquer que sejam as causas dessa diferença. A especulação, conforme o mesmo autor, será um cálculo de lucro fundamentado na diferença dos preços de determinada mercadoria ou riqueza, entre os dois momentos de sua compra e de sua venda, razão pela qual pode haver comércio com ou sem especulação e pode haver especulação ligada ou não ao comércio profissional.
*Os fenômenos especulativos são de recente data? Não, existem desde a mais remota antigüidade.
*Qual a denominação que se dá à taxa do valor?
A denominação que se dá à taxa do valor é preço.
*O preço somente passou a existir com a economia monetária?
Não. Mesmo antes da economia monetária, nas sociedades mais primitivas, quando as