Comércio eltronico
Comércio eletrônico é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador. O ato de vender ou comprar pela internet é em si um bom exemplo de comércio eletrônico. O mercado mundial está absorvendo o comércio eletrônico em grande escala. Muitos ramos da economia agora estão ligados ao comércio eletrônico.
“Definimos e-commerce como a compra e venda por meios digitais.” (O’Brien, 2004, p. 205).
No início, a comercialização on-line era e ainda é, realizada com produtos como CD's, livros e demais produtos palpáveis e de características tangíveis. Contudo, com o avanço da tecnologia, surge uma nova tendência para a comercialização on-line. Começa a ser viabilizada a venda de serviços pela web, como é o caso dos pacotes turísticos, por exemplo. Serviços de diaristas, babás, lavagem, entre outros. O comércio eletrônico, assim como uma loja comum, é um conjunto de atividades, onde existe um vendedor com a finalidade de vender um produto, assim como um comprador que está interessado por este produto e a partir desses interesses será dado início a uma negociação comercial. Ou seja, o comércio eletrônico inclui processos que envolvem consumidores, fornecedores e parceiros de negocio, como vendas, marketing, recepção de pedidos, entregas, serviços ao consumidor e administração de programa de fidelidade, entre outros. Outro conceito é o do e-business, que engloba não só o comercio eletrônico, mas também outros processos organizacionais, como por exemplo: produção, administração de estoques, desenvolvimento de produtos, administração de riscos, finanças, desenvolvimento de estratégias, administração do conhecimento e recursos humanos.
“Entendemos, portanto, que o e-business abrange a realização de toda a cadeia de valor do processos de negocio em um ambiente eletrônico, enquanto o e-commerce restringe-se às transações comerciais de compra e venda.” (Limeira, 2010, p.37).