Mitologia grega
O Diagrama de Pareto é algo que ajuda natomada de decisão, durante o processo de solução de problemas (assim como o Diagrama de Ishikawa). Ele também é conhecido como Diagrama 80/20; isso porque ele baseia-se na ideia de que 20% das causas são responsáveis por 80% dos efeitos, como veremos a seguir.
Pra que serve o Diagrama de Pareto?
Com o Diagrama de Pareto é possível ordenar em ordem crescente, por número de ocorrências, os problemas que devem ser estudados e solucionados posteriormente. É uma ferramenta bastante visual, que facilita a identificação dos itens mais críticos em uma lista de problemas.
Como dito anteriormente, o Diagrama de Pareto baseia-se no principio de que 80% das consequências advém de 20% das causas. O que muitas pessoas deixam de observar é que a palavra “consequências” não se refere apenas a “problemas”.
Uma livraria, por exemplo, não consegue manter em estoque exemplares de todos os livros existentes no mercado, certo? Por esse motivo, poderia ser interessante para ela levantar 20% dos títulos mais vendidos (com base em seu histórico), para focar a compra desses e buscar atingir 80% de sua receita. Nesse caso, o Principio de Pareto estaria sendo aplicado a uma solução de marketing, no entanto, as aplicações são infinitas. Pense diferente e verá que o Diagrama de Pareto é útil nas mais diversas situações.
Por que Pareto?
Vilfredo Pareto, viveu durante o século XIX, foi um engenheiro ferroviário e fez carreira nas estradas de ferro italianas. Era um político que defendeu ideias liberais (continuando o processo iniciado por Adam Smith) e democratas, e estava fortemente ligado à luta contra o socialismo. Ao fim do século, realizou um estudo a respeito da distribuição de renda e foi daí que surgiram as primeiras raízes de seu princípio: Pareto descobriu que (como já era de se esperar) 80% da riqueza estava concentrada nas mãos de 20%