Comunicação e política: analise de imagem
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA
BIB 02025 | COMUNICAÇÃO E POLÍTICA | 2012/2 | PROFA. MARIA HELENA WEBER
Análise do Posicionamento na Internet do Candidato
José Serra Durante o 2º Turno das Eleições Municipais de
São Paulo de 2012
Augusto Narciso, Caio Semensato, Jaques Almeida, Maiara Farias,
Nathalia Deconto, Gislaine Silveira
01. APRESENTAÇÃO
O trabalho a seguir tem por objetivo analisar três canais de comunicação do candidato a prefeito da cidade de São Paulo, José Serra, na internet. A pesquisa busca verificar de acordo com a finalidade e tipo de linguagem de cada canal, como o candidato vem se comunicando com seus eleitores, a partir da forma de linguagem usada no site, Twitter e Fanpage ativos para exposição do mesmo. Analisamos a partir desses canais e suas limitações ou definições linguísticas as maneiras como a equipe do candidato conduz o discurso. O monitoramento dessas redes foi realizado de 21 a 28 de outubro do presente ano, com o intuito de ser finalizada com a eleição do segundo turno da cidade de São Paulo.
Entendemos que cada canal tem as suas especificidades, sua linguagem e público próprio, levando isso em consideração, procuramos analisar o posicionamento do candidato, tomando como referência Oliveira:
“É preciso considerar que os usos da linguagem são comportamentos sociais e culturais. Porém, trata-se de comportamentos intencionais. Possuem motivos que nos permitem entendê-los; permitem uma investigação desses motivos. Usar a linguagem é sempre permitir ou solicitar uma pergunta do tipo: com que fins?
Como? Por quê? Quando se usa a linguagem, realiza-se uma ação (ordenada por regras) dentro de contextos sociais com determinados objetivos. (...) os enunciados não são apenas instâncias articuladoras da vontade individual, mas também refletem a atmosfera social valorativa em que as pessoas estão inseridas. A pragmática ressalta a intensionalidade do sujeito,