COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA
MARINGÁ
2010
A comunicação é o sistema mais completo para todos os setores de uma empresa que busca o sucesso no seu ramo. Esta interação traz organização e coerência entre os indivíduos, e é a maior arma para as tomadas de decisões assertivas.
O ato de comunicar-se é de certo o mais evolutivo do homem, e que gera maior progresso em aspectos relacionados ao padrão de conhecimento e domínio sobre integração com os outros. O mercado de trabalho atual exige que cada vez mais seus funcionários façam tudo com excelência, e isso vem com a comunicação assertiva, e prioriza o “fazer” em detrimento do “comunicar”.
A velha imagem de que uma palestra seja algo robotizado e cansativo foi deixada para trás, e hoje a palavra chave dos processos comunicativos é a interatividade. A cada momento algo novo se une a comunicação, com intuito de fazer com que o publico não perca a atenção na palestra, e que ao mesmo tempo se interesse a pensar sobre o assunto palestrado. Tem sempre momentos em que a baixa interação toma conta no ato da comunicação, e a vários macetes para esta baixa interatividade, começando em não ler um discurso e não despejar todas as informações de uma só vez. A informação passada tem que ser de acordo com o grau de entendimento para quem se esta palestrando, evitando sempre palavras técnicas e gírias.
A maneira mais fácil de não errar na hora de falar em público é se planejar para um ótimo resultado e praticar muito. E um item muito importante sobre apresentações com recursos tecnológicos é não exagerar no uso de cores e letras berrantes.
Uma boa apresentação, passa a informação com agilidade e interesse junto com o despertar da compreensão. A dinâmica das apresentações giram em torno de cuidado com o interesse do público e com a estrutura do seu trabalho apresentado, pois uma longa e cansativa palestra se torna em algo improdutivo, e a adequação de material