Avanço das balanças analíticas
BALANÇA DE DOIS PRATOS
A pioneira dispõe de dois pratos ligados a um travessão, a matéria era colocada em um dos pratos. Tinha-se como a referência os pesos padrões. Um processo caracterizado por atividades monótonas; Constituída por matérias como latão, cobre, bronze, alumínio.
A diversificação da química como ciência experimental levou à fabricação de dois tipos de balança de dois pratos:
A: as chamadas balanças de mesa ou de bancada ("table balances"), destinadas à pesagem de líquidos corrosivos e sólidos que atacavam a balança analítica (iodo, por exemplo). Também eram empregadas nas medidas menos exatas de massa, onde a rapidez era analíticas.
B: as balanças analíticas, encerradas em caixas de vidro e madeira (eventualmente, metal), e muitas vezes colocadas em salas separadas, à parte do ambiente de laboratório.
Figura 1. Balança de mesa de dois pratos, em latão e base de madeira. Acervo do Museu da Química. Prof Athos da Silveira Ramos.
BALANÇA DE UM PRATO
Ergue-se na década de 40 a balança mecânica de prato único concebida por Erhar Metter. Este instrumento consta com a utilização de um contrapeso, um eixo fica preso ao suporte do outro prato controlado por uma trava.Os pesos se localizam em posição no eixo quando a balança está em repouso. Na aplicação os pesos são removidos do eixo para compensar a massa do objeto. O método da pesagem é feita por substituição (método de borda) em balança de carga constante (sensibilidade não varia)
Figura 2. Esquema básico da balança de um prato: A: comando trava B: freio amortecedor do prato; C: prato da balança D:pesos; E: cutelo do jogo de pesos e do prato; F: travessão; G: cutelo central; H: contrapeso; I: escala ótica graduada.
A BALANÇA