Relatorios
RELATÓRIO CIENTÍFICO
Toxicologia Geral 2014/2015
Este documento vai utilizar como exemplo o trabalho que foi feito nas minhas aulas práticas, por ser mais fácil, mas que podem ajustar a qualquer outro tema/trabalho. Para se produzir um bom relatório deve-se ter em consideração que um relatório, relata uma ação que já decorreu, e que nos permite reportar resultados e conclusões sobre os resultados obtidos. Um relatório, é completamente diferente de um protocolo, e como tal isso deve refletir-se na forma de escrever e nos tempos verbais utilizados.
Introdução
A Introdução destina-se a apresentar o estado da arte sobre o assunto. Devem centrar-se na questão problema:
“A presença já registada de fármacos e de outros compostos emergentes no ambiente, nomeadamente nos meios aquáticos, faz-nos esperar que dada a sua bioatividade, produzam efeitos em organismos não-alvo, que podem afetar as cadeia tróficas.”
Para responder a este problema existem ensaios ecotoxicológicos padronizados que nos permitem testar a toxicidade destes compostos, em organismos não-alvo. E foi essa ferramenta, selecionada.
A introdução deve ser um texto corrido, onde devem de forma progressiva responder às seguintes questões:
1) Porque motivo o nosso problema é relevante, e requer uma avaliação?
2) Porque é que os ensaios ecotoxicológicos são uma boa ferramenta?
3) Os ensaios padronizados podem ser efetuados com diferentes espécies. Em que se deve basear a seleção de espécies para estes ensaios?
4) Porque motivo selecionámos as microalgas?
5) Qual o critério para a seleção do composto testado?
6) Existem dados para este composto e para microalgas ou para outras espécies de água doce, que nos permita ter uma ideia da sua toxicidade?
Nota: É óbvio que estas questões, não devem surgir na vossa introdução, elas servem apenas para guiar o vosso raciocínio, e para fazerem uma pesquisa bibliográfica que vos permita escrever a