Comunicação e Expressão - Unidade 4 (UAM)
Observe o anúncio a seguir.
a) Não podemos considerar o anúncio coerente, pois não é possível relacionar a imagem da pimenta com o sobrenome “Pimenta”, escrito no recado.
b) Há coerência, construída quando o leitor observa o anúncio do início completo e entende a relação do recado de Pimenta e a mensagem do
Hortifruti.
c) Há coerência contextual, pois Priscila é um nome muito comum, assim como o sobrenome Pimenta; “Hortifruti” também é um termo muito usual.
d) Não há coerência, pois a imagem dos alimentos não se relaciona com a mensagem passada pelo texto verbal.
e) Há coerência somente entre o texto verbal “A Hortifruti quer se entregar para você” e as imagens dos alimentos .
RESPOSTA: A ALTERNATIVA B
Justificativa: há coerência, pois, quando o leitor observa o texto escrito por Pimenta para Priscila fala “dar o melhor de mim”, a mesma ideia está retomada na mensagem do Hortifruti (“quer se entregar para você”). As imagens dos alimentos, por sua vez, têm relação direta com os produtos vendidos e entregues pelo anunciante.
Resumo da unidade
Nesta unidade, discutimos um pouco como organizar textos adequados à situação comunicativa em que estamos. Descobrimos que, inicialmente, é preciso um esquema, um rascunho de ideias gerais que indicam um percurso.
Na sequência, entendemos que o parágrafo é fundamental para materializar essa trilha. Por fim, compreendemos que a coerência e a coesão de um texto se dão por sua organização interna e adequação ao contexto.