Fisica
Unidade 1 - A energia do Sol para a Terra
Tema A: Absorção e emissão de radiação
1 Absorção e emissão de radiação
1.1 Espectro electromagnético. Intensidade da radiação
A absorção de radiação electromagnética por cargas eléctricas pode originar transições para níveis de energia mais elevados. Um electrão ao absorver um fotão, pode transitar do nível E1 para o nível E2.
Qualquer radiação electromagnética se propaga no vazio a mesma velocidade c = 3,0 x 108 ms-1, a velocidade da luz. Contudo, nos meios materiais a velocidade de propagação da radiação é inferior à velocidade da luz.
A radiação electromagnética pode ser decomposta em componentes com uma frequência, v, e um comprimento de onda λ0 , reportado ao vazio, bem definidos. Estas grandezas físicas estão relacionadas pela velocidade da luz:
O espectro electromagnético é constituído pelos diferentes tipos de radiação electromagnética - ondas rádio, micro-ondas. Radiação infravermelha, radiação visível (luz), radiação ultravioleta, raios X e raios γ – que diferem apenas no valor de algumas grandezas, como o comprimento de onda e a frequência.
A frequência permite caracterizar uma radiação no espectro electromagnético, pois é independente do meio de propagação.
O comprimento de onda de uma radiação de frequência v depende do meio de propagação ( v= λv)
Os diferentes tipos de radiação, desde as ondas rádio a raios γ, correspondem a diferentes gamas de frequência ou de comprimento de onda, reportadas ao vazio.
A energia total de uma radiação é igual a soma das energias associadas a cada frequência ou a cada comprimento de onda, reportado ao vazio.
A intensidade da radiação incidente numa superfície é a potência incidente por unidade de área. Quanto maior for a área de exposição, A, maior será a energia incidente, logo, a potência total deve ser proporcional a esta área, desde que a intensidade da radiação, I, não