Comunicação não verbal atrelada á liderança
A comunicação sempre foi um aspecto indispensável para que houvesse a boa convivência entre os seres humanos. Ela permite que haja troca de ideias, entendimento para que então seja possível a socialização entre as pessoas. O estudo desta ciência é complexo e de muita serventia quando se deseja aprimorar as relações interpessoais. Quanto à sua importância, conceituação e complexidade, Mesquita (1998) enfatizou que:
A comunicação humana é um fenômeno interindividual, interno- externo e individual – coletivo. É compreensível quando a codificação e a decodificação da linguagem simbólica ocorrem, e sensível quando a interpretação dos códigos possibilita inúmeras significações. (MESQUITA, 1998, p.157).
Quando se lidera um grupo de pessoas, a necessidade de comunicar-se bem fica ainda mais acentuada. Na hora de delegar tarefas, de dar um feedback de desempenho a um colaborador, é necessária a capacidade de expressar claramente suas ideias para que o receptor capte a mensagem da forma correta e esta tenha uma repercussão positiva, como se espera. Schelles (2008) confirma este pensamento, pontuando ainda que o sucesso está inteiramente ligado à boa comunicação. Diz também que líder e equipe precisam de um entendimento pleno da mensagem para que o objetivo seja alcançado de forma eficaz.
Sobre o papel do líder, Glenda (2000,p.) acrescenta ainda que: Liderar é persuadir e pedir comprometimento dos seus seguidores através de seu próprio exemplo. É motivá-lo a desempenhar suas atividades corretamente, comprometendo- se com os resultados. Não só por meio de disciplina e responsabilidade como também pelo entusiasmo.
Para tanto, é imprescindível que o líder se comprometa a estabelecer uma boa relação com seus liderados através da boa comunicação. Ao atingir este objetivo ele trará como resultado uma equipe mais integrada e motivada, respostas condizentes com suas expectativas, tudo isso desfrutando de melhores relacionamentos.
Quando o assunto é