linguagem e interpretação
A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NÃO-VERBAL NAS RELAÇÕES DE
LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES
Suraia SCHELLES
A comunicação é fundamental nas relações pessoais, empresarias e educacionais.
Pode ser feita de várias maneiras, entretanto, só existe realmente entendimento quando a mensagem é recebida com o mesmo sentido com o qual ela foi transmitida. A comunicação não é somente a linguagem verbal, ela é feita em grande parte pela linguagem não-verbal. O importante é que uma esteja em concordância com a outra, de forma que a comunicação seja um processo completo e coerente.
Contudo, os seres humanos, em sua complexidade, muitas vezes transmitem sem perceber uma mensagem verbal diferente da mensagem corporal, o que poderá dificultar a compreensão da sua mensagem. O nosso corpo fala todo tempo, nas expressões do rosto, olhares, gestos, posturas, tom e ritmo da voz. Por isso, é mister que entendamos a linguagem não-verbal.
Atualmente, apesar da alta tecnologia com aparelhos inimagináveis no começo do século passado, como ipod, videoconferência, telefonia celular, a própria internet, as lideranças nas organizações têm dificuldade em fazer a mensagem transmitida ser compreendida ou aceita com sinceridade isso se deve em grande parte pela dicotomia entre a comunicação verbal e não-verbal, em situações em que uma não reforça a outra, e com isso os empregados muitas vezes não aceitam como verdadeiras as mensagens transmitidas. Este artigo tem como objetivo verificar a dificuldade no entendimento correto da mensagem devido às discrepâncias entre a linguagem verbal e não-verbal. Além disso, tem o propósito de observar e descrever como uma contribui para o fortalecimento da outra, aumentando, dessa forma, a credibilidade nas informações e nas lideranças.
Como objeto de estudo foram escolhidas organizações de maior porte, que têm representações na cidade de Macaé, [colocar entre vírgulas. Ao invés de “que têm