Administração
Elisangela Ap. de Souza Rossi
Letícia Duarte de Carvalho
Linguagem não verbal no ambiente de trabalho
Cursos: Tecnologia de Gestão Financeira
Profª. Lúcia Mosqueira
Uberlândia 2013
Comunicação Não Verbal no Ambiente de Trabalho
Você sabia que 93% do que comunicamos é de forma não verbal?
Expressamo-nos mais com o corpo do que com palavras. Por isso é importante estarmos coerentes com nossas palavras, pois dificilmente nosso corpo ou expressão facial consegue enganar a nossa mente. O corpo é o espelho revelador do inconsciente, é a projeção da mente. O corpo mostra o que estamos sentindo, mesmo que tentando disfarçar ou esconder.
Cada movimento do corpo tem função adaptativa, expressiva e defensiva, seja ela consciente ou inconsciente. Um gesto isolado não significa nada. Um conjunto de movimentos coerentes é que definem os sentimentos e emoções da pessoa.
Conhecer os efeitos que sua linguagem corporal exerce sobre as pessoas permite lidar conscientemente com ela, construindo, no seu interior, mais segurança, autoconfiança e liberdade para escolher sua conduta. É começar a se ver e perceber o que está mostrando para os outros, tornando-se responsável pelos seus atos e consequências.
No campo das organizações, essa percepção se torna um interessante instrumento de leitura das pessoas, suas personalidades, seus modos de agir e reagir perante determinadas situações dos quais enfrentamos diariamente. Tais situações podem ser desde a seleção de um membro novo até a forma como o representante comercial está fechando (ou não) negociações em nome da empresa.
Bibliografia:
WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não verbal.
A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NÃO-VERBAL NAS RELAÇÕES DE LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES
A comunicação é fundamental nas relações pessoais, empresarias e educacionais. Pode ser feita de várias maneiras, entretanto, só existe realmente entendimento